CÓD.N02-S08-04 ONLINE

Atividade de Relações Publicas em uma Academia Militar: um estudo de caso

Sob um ponto de vista estratégico, é possível observar que independente da natureza de uma organização, todas possuem um público alvo. E no caso das Organizações Militares, não é diferente. A atividade de Relações Públicas é uma forma de Organizações desta natureza se comunicarem com o seu público, utilizando ferramentas como notícias, discursos, eventos especiais, materiais impressos e audiovisuais, materiais de identidade corporativa, logotipo, perfis em redes sociais, entre outros. Os objetivos das relações públicas dentro de uma organização, referem-se ao desenvolvimento de bons relacionamentos com o público externo, bem como, produção ou a manutenção de uma boa imagem institucional junto a esses; além de, evitar e banir boatos e eventos que vão contra os princípios da organização.

Tem-se o fato de que, com a mudança forçada na rotina de milhares de pessoas no mundo em função da pandemia do COVID-19 as redes sociais tem sido fonte de busca de informações e entretenimento para a população mundial. Há alguns anos não era comum as pessoas utilizarem o aparelho celular com a frequência que se vê atualmente, principalmente para o acesso às redes sociais. Segundo dados estatísticos do IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2018), na população de 10 anos ou mais, a parcela que tinha celular para uso pessoal, passou de 77,1%, em 2016, para 78,2%, em 2017. Com isso, pode-se inferir que cada vez mais o uso de aparelhos celulares, está presente no dia-a-dia das pessoas. E consequentemente, o acesso facilitado às redes sociais.

Quando uma organização militar se predispõe a abrir um perfil em uma rede social, o intuito, no caso da Força Aérea Brasileira, é fortalecer as ações de projeção e proteção da sua imagem por meio de uma maior aproximação com seus principais públicos de interesse. Mas, criar e manter um perfil oficial, significa planejamento e cuidado, pois esse tipo de ferramenta tem como uma de suas características, a velocidade de disseminação de informações. As mídias sociais não deveriam ser utilizadas apenas preocupando-se em “informar e divulgar” uma instituição.  A ideia é que as organizações ajam interativamente para que consigam assim, uma ferramenta de fidelização dos públicos.

Pensando na importância desta questão, a Academia da Força Aérea Brasileira, responsável pela formação de futuros Oficiais Superiores, a partir do ano de 2005 incluiu em seu currículo de formação, a disciplina de Marketing, onde o tema de Relações Públicas é exposto e trabalhado em sala de aula. Mais recentemente, entre os anos de 2018 e 2019, em uma última reestruturação curricular, a disciplina sofreu algumas mudanças, e mais ênfase foi dada a essa questão, incluindo a exposição da Força nas redes sociais, no seu currículo de formação. O objetivo deste trabalho será o de apresentar, a importância que a organização dá à atividade de relações públicas, por meio das suas redes sociais. Essas ações são descritas não só no uso das ferramentas da atividade de relações públicas, como o uso de contas oficiais nas redes sociais, mas também por meio de algumas ações na formação do futuro oficial da Força Aérea Brasileira.

Palabras clave

ensino de comunicação Redes Sociais Virtuais relações públicas

Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

DANIELLE MAGIERSKI

Ver Perfil

profile avatar

gabriel correa

Ver Perfil

profile avatar

CLAUDIO ALVES

Ver Perfil

profile avatar

Renan Moraes

Ver Perfil


Comentarios

Hay 0 comentarios en esta ponencia


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.