CÓD.N02-S08-16 ONLINE

Estratégias de marketing de conteúdo nos websites de marcas alimentares

Enquadramento: O marketing de conteúdo consiste no processo de criação e distribuição de conteúdo útil e atrativo orientado para um público-alvo bem identificado com o objetivo de gerar notoriedade, envolvimento e intenção de compra (Yaqubi e Karaduman, 2019). O marketing de conteúdo comunica com os consumidores numa abordagem de inbound marketing, procurando não interromper as atividades dos utilizadores com mensagens publicitárias mas atraindo-os para a marca e para os seus produtos (Granata e Scozzese, 2019). Um recente estudo, realizado pelo Content Marketing Institute (2020) junto de profissionais do sector, apurou que, atualmente, os principais tipos de marketing de conteúdo utilizados online são os blogs, as e-newsletters, os vídeos, as infografias, os ebooks e os relatórios de estudos. Para além dos conteúdos que podem ser publicados nas redes sociais, estas são tipologias que podem ser difundidas através do website da marca ou da loja online. Esta abordagem tem vindo a revelar-se como uma ferramenta importante no marketing e comunicação e um modo de afirmação das marcas no âmbito digital (Ho et al, 2020). Neste contexto, e dada a escassez de estudos sobre o tema, torna-se importante analisar de que forma as marcas estão a aplicar esta abordagem.

Objetivos: Este estudo pretende analisar os tipos de conteúdo utilizados pelas marcas de produtos alimentares nos seus websites e caracterizar esse conteúdo relativamente ao formato e aos recursos criativos utilizados. Desta forma, propomo-nos fazer um ponto da situação e um reconhecimento das tendências atuais no que diz respeito ao uso do marketing de conteúdo no âmbito do website e loja online.

Metodologia: A pesquisa usou como abordagem metodológica a análise de conteúdo. Foi analisada uma amostra de 30 websites de marcas de produtos alimentares: 15 marcas portuguesas e 15 marcas internacionais vendidas em Portugal. Esta amostra foi identificada com base nos resultados de 2020 da “Escolha do consumidor” e do “Sabor do ano”, dois rankings de produtos/marcas realizados em Portugal seguindo a opinião dos consumidores. A grelha utilizada foi construída com base na literatura consultada e contemplava indicadores da utilização de marketing de conteúdo nos websites das marcas.

Implicações: Os resultados permitem elaborar sugestões para profissionais relativamente à futura utilização de estratégias de marketing de conteúdo em websites de marca ou loja online. Permite igualmente traçar sugestões para futuras investigações com base na grelha de análise construída para este estudo ou com outros instrumentos de recolha e análise de dados.

Referências:

Content Marketing Institute (2020). B2B Content Marketing 2020: benchmarks, budgets and trends. Disponível em: https://contentmarketinginstitute.com

Granata, Giuseppe; Scozzese, Giancarlo (2019). The Actions of e-Branding and Content Marketing to Improve Consumer Relationships. European Scientific Journal, 15(1): 58-72.

Ho, J., Pang, C. and Choy, C. (2020), Content marketing capability building: a conceptual framework. Journal of Research in Interactive Marketing, 14(1): 133-151.

Yaqubi, Ahmad Yaser; Karaduman, Ilkay (2019). The Impact of Content Marketing on Consumers’ Purchase Intention for Home Appliances: A Study in Afghanistan. International Journal of Business and Management Invention, 8(2): 38-47.

Palabras clave

análise de conteúdo loja online marketing de conteúdo marketing digital website

Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Paulo Ribeiro Cardoso

Ver Perfil


Comentarios

Hay 0 comentarios en esta ponencia


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.