CÓD.N06-S16-01 ONLINE

Redes Sociais Virtuais Como Fonte De Informações Ao Consumidor

Introdução: A interação dos consumidores com o varejo através das redes sociais no Brasil evoluiu, sendo essas cada vez mais utilizadas para pesquisa por produtos, comparações de preços, localização de lojas e busca por recomendações, onde o resultado quanto à influência dessa interação na decisão de compra dos consumidores se destacou atingindo um percentual de 77% em 2015. Neste sentido a relevância do estudo se dá pela observação da constante evolução das tecnologias digitais, inclusive com a inserção da internet e das redes sociais no cotidiano dos consumidores, o acesso à internet nos domicílios brasileiros era de 48% e em 2016 esse índice passou para 69,3%, sendo assim, considerando importância dos consumidores para a sobrevivência das empresas se faz necessário entender seu comportamento diante as mudanças ocorridas, estando eles cada vez mais conectados, utilizando a internet para conhecer e se comunicar com as empresas.

Objetivo: Verificar a utilização das redes sociais virtuais como fontes de informações pelos consumidores no comércio varejista. 

Metodologia: Para a obtenção dos dados, foram aplicados dois questionários do tipo fechado à 16 empresas de pequeno porte de comércio varejista do munícipio de Rondon do Pará, localizado no estado Pará, na região norte do Brasil e a 96 clientes dessas empresas. 

Discussões e Resultados: Enquanto os consumidores utilizam das redes sociais virtuais como meio de interação social e entretenimento, as empresas ao perceberem a oportunidade passaram a utilizá-las para propagar sua marca, causando mudanças também no comportamento de seus clientes, estando eles cada vez mais informados e conectados.

No caso das empresas, as principais mudanças ocorreram no marketing, fazendo com as mesmas mudassem sua forma de se comunicar com seus clientes. A relação empresa/cliente tornou-se cada vez mais próxima, com as redes sociais virtuais como aliadas neste processo, sendo utilizadas pelas empresas como uma vitrine para a exposição dos seus produtos e/ou serviços.

Em relação aos clientes, torna-se possível perceber as mudanças ocorridas em seu comportamento, considerando que o acesso à informação se tornou mais simples e rápido. Assim, os consumidores passaram a possuir maior poder de escolha por determinada marca, produto ou serviço, uma vez que com o nível de informações disponíveis atualmente, tornou mais simples a realização de comparações entre os mesmos, levando em consideração que existem diversos fatores que influenciam o indivíduo até o fechamento da compra, assim, cabe às empresas acompanhar este novo comportamento assumido por seus clientes.

Conclusões: O estudo realizado possibilitou uma visão das mudanças ocorridas no comportamento das empresas e dos consumidores, considerando o grande número de informações que circulam diariamente na internet, com foco nas redes sociais virtuais, demonstrando como a utilização das mesmas pelas empresas podem influenciar na decisão de compra dos consumidores, contribuindo assim para empresas locais no desenvolvimento de suas estratégias de marketing digital, tanto no relacionamento com o cliente, quanto nas formas de atraí-lo.

Palabras clave

Consumidor PME Redes Sociais Virtuais Tecnologia da Informação e Comunicação

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Carlos Cesar Santos

Ver Perfil

profile avatar

Ludimila Carneiro Lima

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 0 comentarios en esta ponencia


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.